- Área: 680 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Patrícia Almeida, Sergio Ekerman
-
Fabricantes: Alcoa/Squadrilar, Arconic, LACOM Pré-Moldados, Letto, Olaria Spina, Squadrilar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Macapá 255 abriga gabinetes de uma empresa familiar e está localizado numa via local do bairro de Ondina, em Salvador, Bahia. Para os escritórios, o lote de 680,00m2 recebeu um pavilhão sobre pilotis construído com pilares, vigas e lajes pré-fabricadas, numa modulação de 5.00x10.625m e área total de 310,00m2. Este bloco define, por sua vez, um amplo pilotis que funciona como área livre coberta e garagem, no pavimento térreo.
A estrutura projetada para o pavilhão principal privilegia um vão generoso, promovendo flexibilidade e maior adequação ao uso proposto, bem como agilidade à obra, uma vez que teve o esqueleto de pilares e vigas montados em oito dias.
O programa de apoio aos escritórios encontra-se em blocos edificados "in loco" e anexos ao pavilhão pré-fabricado, criando assim legibilidade às relações estabelecidas entre os diversos usos, o partido volumétrico e as decisões construtivas. Este conjunto de anexos é formado pelo bloco de serviços, pela guarita e pelo torreão de circulação vertical e reservatório, cujo volume define o espaço do pátio descoberto de convivência, onde está uma mangueira pré-existente. Junto ao muro perimetral, o pátio compõe-se de uma área sombreada e ventilada, características bem vindas para o clima soteropolitano.
O pátio descoberto também se conecta com a cantina, situada no bloco de serviços sob o pavilhão pré-fabricado, e o pilotis, criando uma desejada continuidade espacial e também flexibilizando o uso destes espaços para eventos e confraternizações.
Junto ao concreto aparente, faz-se presente o tijolinho cerâmico, cuja textura irregular confere singularidade à linguagem do prédio. No caso dos blocos anexos foi utilizada uma estrutura mural sobre fundações em concreto. Para as esquadrias foram utilizados perfis de alumínio anodizado bronze, por conta da agressiva atmosfera salina presente na área.
A utilização de peças pré-fabricadas também influenciou no desenho das instalações em geral, que correm aparentes e sobrepostas aos elementos estruturais e, portanto, também conferem caráter e coerência construtiva à obra.
Neste sentido, as redes foram detalhadamente compatibilizadas para correta implantação, evitando quebra-quebras e retrabalhos inconvenientes, além de favorecendo a manutenção preventiva, ao mesmo tempo em que ampliando a presença de uma gramática que busca revelar os aspectos construtivos do edifício de forma clara.
Destacam-se os tubos pertencentes à rede de captação de águas pluviais da cobertura, instalados em paralelo aos pilares pré-fabricados e que ajudam a pontuar o ritmo da composição das fachadas laterais, além das instalações eletrotécnicas no teto dos pilotis, que contornam e respeitam o perfil das vigas transversais.